Laboratório de Ciências

Você conhece a pasta de dente de elefante? 

O nome é uma alusão ao tamanho da espuma que se formou em mais uma experiência realizada pelos alunos do 6º ano, do Fundamental II, no Laboratório de Ciências.
Foram utilizadas substâncias comuns presentes na maioria das casas como água oxigenada e detergente, além de iodeto de potássio e corante. “Quando a reação acontece a espuma começa a subir e, ao sair da proveta (que é um recipiente cilíndrico), parece pasta de dente. Por ser bem grande, leva o nome de pasta de dente de elefante”, explicou o professor da turma, Wilson Izaque.

Mas como tudo isso acontece?️‍
A água oxigenada nada mais é que a água comum com um átomo de oxigênio a mais e, por isso, é uma substância instável. Ela libera esse oxigênio muito facilmente deixando de ser água oxigenada e transformando-se em água comum. O iodeto de potássio acelera a decomposição da água oxigenada (liberação do oxigênio extra), fazendo com que ela libere este átomo de forma muito rápida. Como há sabão na mistura, as bolhas de oxigênio acabam formando uma grande espuma, que fica colorida por causa do corante.

Vejam o preparo dessa experiência!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *