Adaptação, mudanças e crescimento

As mudanças da vida são inevitáveis e elas acontecem desde o momento em que nascemos. Os bebês deixam o útero materno, as crianças deixam de usar a amada chupeta, ouvem os primeiros “nãos” dos pais. Aprendem a dividir brinquedos com outras crianças, se despedem dos pais na porta da escola, se deparam com a nova turma e professora. Não é fácil. Crescer dói. Os ossos doem, as lágrimas caem, as rugas aparecem…

Todos esses marcos da vida infantil são desafios, trazem desconforto e desalento para as crianças e familiares também. Mas como podemos nos preparar para essas mudanças? O que fazer frente às dificuldades que elas nos trazem? Segundo o psicólogo Vygostky, as crianças constroem conhecimento através de sua interação com o mundo. Piaget complementa dizendo que os pequenos aprendem também com as interações sociais. Pensando dessa forma, podemos propiciar às crianças novas oportunidades de aprendizagem com o mundo e com a sociedade. Ampliemos seus círculos de amizades, conquistemos novos territórios e colecionemos objetivos atingidos.

Cada uma dessas conquistas da infância é seguida de satisfação, pelo sentimento bom da conquista, o crescimento da autoestima, da alegria e orgulho que cada pequeno sente e oferece aos pais ao galgar os primeiros grandes passos de sua vida. Ouvir frases como: “Eu sabia que você era capaz!”, “Estou muito orgulhoso de você!”, “Você conseguiu!”, é empoderador. As crianças precisam se sentir capazes de chegar às suas metas e para que isso aconteça, o papel dos adultos é fundamental. Acredite, confie, demonstre segurança, converse sobre o lado bom das mudanças, relate sobre as mudanças de sua infância. A postura dos familiares influencia muito em toda novidade apresentada para as crianças.

O aprendizado que essas mudanças trazem aos pequenos é inestimável. Os ganhos compensam as perdas. A sensação do dever cumprido é maravilhosa. Sorrimos, aprendemos, ganhamos, ampliamos conhecimento, relações. São vitórias diárias. E como é bom vencer! Venha crescer com a gente na Kampus!

Por Juliana Chanan – Coordenadora da Educação Infantil 

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”- Roberto Shinyashiki

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *