Pachamama, nosso currículo de sustentabilidade

Ao pensarmos em sustentabilidade, as primeiras palavras que nos vêm à mente são provavelmente meio ambiente, reciclagem, aquecimento global. Mas sustentabilidade vai muito além disso.

Sustentabilidade diz respeito a tudo que se sustenta, que se mantém. Está diretamente relacionada à ideia de equilíbrio, entre o que se produz e se consome, entre o que recebemos e deixamos.

Na escola ela pode ser observada em diferentes dimensões do espaço e da rotina. É sustentável a gestão que une, o espaço que educa, o currículo que transforma, a interação colaborativa entre as pessoas da escola e da comunidade.

Há alguns anos a Kinder Kampus & Kampus School deu início ao Pachamama, nosso currículo de sustentabilidade. O que começou com pequenas práticas que visavam a conscientizar a comunidade a respeito de uma vida mais sustentável hoje cresceu e tem lugar de destaque em nosso programa.

Algumas práticas permanecem, como a horta, a composteira e o Programa Destino Certo de materiais recicláveis. Enquanto outras, como controle de resíduos alimentares e produção de placas solares, estão sendo implementadas.

E para além dessas práticas, nossos alunos do Ensino Fundamental têm se dedicado ao estudo dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas estabelecidas pelos países membros da ONU em busca de uma vida mais justa e igualitária para todos e todas nos próximos anos. Cada turma elegeu um ODS para trabalhar, associando-o a uma das práticas mencionadas. Para saber mais sobre os ODS, visite o site nacoesunidas.org e continue a acompanhar nosso blog, onde postaremos mais sobre o desenvolvimento desse rico e importante trabalho.

*Pachamama é uma palavra de origem quechua que significa Mãe Terra.

Por: Vanessa Corredato – Coordenadora de Bilinguismo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *