Normas e procedimentos são fundamentais para garantir a organização necessária à produção escolar e ao fortalecimento de princípios e valores que permeiam a filosofia da escola, garantindo o convívio coletivo, responsável e solidário.

O que levar para escola

Estojo completo (fica na mochila e os materiais devem ser repostos, quando necessário)

1 copo ou garrafinha para o aluno beber água (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

1 copo para a bebida do lanche (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

Nécessaire com escova de dentes, pasta e fio dental (fica na mochila e os materiais devem ser repostos e higienizados, quando necessário.

Objetos de uso pessoal

Cuidar do material e dos pertences trazidos para a escola é um hábito a ser adquirido.

É de responsabilidade da família identificar todos os objetos pessoais trazidos para a escola.

A escola mantém um local reservado para a guarda de roupas e objetos sem identificação e esquecidos pelos alunos.

Caso o aluno leve para casa algo que não seja familiar, favor devolver ao professor.

Pedimos que não enviem objetos de valor material ou sentimental.  A escola não se responsabiliza por peças ou objetos perdidos ou danificados.

Horário

     

A entrada e a saída dos alunos podem ser feitas utilizando a área de “Embarque e Desembarque”.  Para os pais que desejarem entrar na escola e aguardar na recepção, pedimos que não estacionem seus veículos na área de embarque e desembarque.

Horários de início das aulas:

1º ao 5º ano: ao chegarem à escola os alunos devem se dirigir à piazza onde serão supervisionados por professores e/ou assistentes até o início das aulas, quando são encaminhados às respectivas salas.

6º ao 9º ano: ao chegarem à escola os alunos devem se dirigir à sala de aula.

1º ao 5º ano: 8h

6º ao 9º ano: 7h45

Os alunos podem chegar a partir de 7h20.

Não é permitido o acesso de pais às salas de aula após o início das aulas, para evitar a interrupção das atividades.

Para evitar que haja prejuízo às atividades em desenvolvimento na sala de aula, o aluno que chegar atrasado a qualquer aula iniciada, não poderá participar da mesma e deverá aguardar na secretaria pelo início da aula seguinte para o ingresso na sala de aula (exceto para alunos do 1º ano no 1º semestre).

Horários para a saída:

1º e 2º anos: 15h15

3º, 4º e 5º anos: 15h30

6º ao 9º anos: 15h30

Os alunos não são liberados antes do horário sem aviso prévio. Caso alguém precise, eventualmente, sair antes (e a escola foi avisada antecipadamente) o aluno ficará pronto na sala aguardando a chegada do responsável.

No horário da saída, a chegada dos pais/responsáveis é anunciada pela ordem de chegada na fila de carros na área de embarque e desembarque. Os alunos são chamados pelo microfone e se dirigem até a recepção ou são acompanhados diretamente até o carro.

Lembramos que a escola se responsabiliza pelo aluno até que o mesmo seja entregue ao responsável.

A escola tem uma tolerância de 30 minutos na saída. Quando houver algum imprevisto, a escola deve ser avisada imediatamente. É cobrada uma taxa após os 30 minutos de tolerância.

Saída de Alunos

     

Para esta autorização, temos um “formulário de controle de saída” que deve ser preenchido e devolvido para escola até o primeiro dia de aula do aluno. Somente com esse formulário aceitaremos autorizações para liberação de alunos para terceiros, inclusive transporte escolar. Para que esse procedimento funcione adequadamente, pedimos que sejam cautelosos com as respostas do formulário de autorização de saída. Não deixem essas respostas expostas para funcionários de suas casas e nem pessoas que não sejam de total confiança. Se alguém ligar e souber responder as questões, o aluno será liberado. As informações podem parecer simples, mas não são de conhecimento de todos que lidam com seus filhos.  Cuidem dessas informações, principalmente do sigilo da senha.

Autorizações para saída de alunos com terceiros também podem ser feitas via agenda ou pessoalmente pelo responsável da criança.

Não levamos em consideração as solicitações feitas pelos alunos. A responsabilidade pelas informações sobre a saída de alunos é dos responsáveis pelos mesmos.

Pedimos que mantenham esse formulário sempre atualizado.

Uniforme

   

O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos do Ensino Fundamental.

Para alunos que, eventualmente venham sem uniforme, o mesmo será emprestado pela escola e deve ser devolvido limpo, no prazo máximo de 5 dias.

Caso essa situação persista, o professor entrará em contato com a família se necessário.

No inverno é autorizado o uso de um casaco extra (recomendamos que o mesmo seja da cor do uniforme).

Nenhuma modificação é permitida no uniforme original.

Faz parte do uniforme tênis ou sandálias confortáveis e com solado emborrachado.

Não é permitido na escola o uso de tênis com rodinhas, calçados com salto, calçados tipo chinelo ou tamanco.

Nos dias de aula de Educação Física é obrigatório o uso de tênis, caso contrário o aluno não poderá participar dessa aula.

Em todas as peças do uniforme deve constar o nome completo do aluno.

Uniformes Catarina

Endereço: Rua Manoel de Santa Maria, 278 Mapa 

Telefone: 3743-9712

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8 às 17h30 e, aos sábados, das 9 às 12h

Festas e Comemorações

   

O aniversário do aluno pode ser comemorado na escola às sextas-feiras durante o momento do lanche, no refeitório com sua turma. Para estas comemorações, não é permitida a distribuição de convites.

Os pais dos aniversariantes podem mandar bolo e docinhos. Não permitimos refrigerantes e decorações (bexigas, toalha, painéis etc). A bebida é fornecida pela escola.

Não é permitida a presença de convidados para cantar parabéns. Os irmãos podem participar desde que ambos sejam da mesma Unidade.

Caso o responsável queira levar alunos para uma comemoração fora da escola, deve respeitar as seguintes regras:

A escola autoriza a distribuição de convites, via agenda, para aniversários fora da escola. Não é obrigatório convidar todos os alunos da sala.

Para aniversários em que os alunos saem diretamente da escola com terceiros, solicitamos que cada família envie diretamente para escola uma autorização que permita que a criança saia com o responsável pelo transporte.

Segue modelo de autorização:

Eu, _______________________, autorizo meu filho ____________________ a sair da escola no dia ____________ às _____________ com _____________________ (nome de quem estará na saída, seja o responsável pelo aniversariante ou o motorista do transporte).

Assinatura do responsável do aluno: ___________________________         Data: ______________

Essa autorização deve ser entregue pelo responsável pelo aluno diretamente para escola.

Recomenda-se que o transporte retire os alunos após o fluxo de saída regular, conforme os seguintes horários:

1º e 2º anos: 15h40

2º ao 5º ano: 15h45

6º ao 9 ano: 17h

Saúde

   

Os profissionais da escola estão preparados e são frequentemente treinados para prestar os primeiros socorros em casos de emergência, assim como a ministrar medicamentos solicitados pelas famílias e/ou médicos de nossos alunos. Em nossas caixas de primeiros socorros temos termômetro, antisséptico, itens para ataduras, curativos e pomadas como Arnica, Fenergan e Hirudoid. Também temos antitérmicos Ibuprofeno (exemplo Alivium) e Paracetamol (exemplo Tylenol) e antigases (Simeticona), mas que somente são ministrados após contato com os responsáveis pelo aluno ou seguindo a orientação que consta na ficha de saúde do aluno. Toda e qualquer medicação é ministrada pelo professor do aluno ou coordenação.

O responsável preenche uma Ficha de Saúde na matrícula do aluno e no início de cada ano. É importante que os pais mantenham esta ficha sempre atualizada e que comuniquem imediatamente à escola se houver qualquer alteração na mesma.

Quando uma criança não deve ir à escola:

FEBRE

Temperatura alterada não é doença, mas um sintoma sinalizador de que o organismo está tentando reagir a algum agente agressor. Pode ser uma simples virose ou um quadro mais grave. Portanto, é imprescindível manter o aluno em casa, observar seu estado geral e aguardar uma possível manifestação de outros sinais. De qualquer maneira, a febre geralmente vem acompanhada de uma baixa no sistema imunológico e requer repouso. Sugerimos que o aluno só retorne à escola após 24h sem febre.

CONJUNTIVITE

Existem vários tipos de conjuntivite. No caso de ser bacteriana ou viral, o aluno oferece alto risco de contágio aos seus colegas, por isso deve permanecer em casa de 5 a 7 dias, sob orientação de um oftalmologista.

ERUPÇÕES CUTÂNEAS

O pediatra deve ser consultado para dar diagnóstico e orientar sobre o período de afastamento caso necessário.

PIOLHOS E LÊNDEAS

O aluno contaminado deve se ausentar da escola para o tratamento, assim evitando o contágio nos colegas.

GRIPE E RESFRIADO

Durante esse período, é melhor manter o seu filho em casa. Depois que os sintomas desaparecerem, a criança só precisa permanecer em resguardo se tiver febre ou reclamar de indisposição e cansaço.

VÔMITO E DIARREIA

Em caso de vômito e/ou diarreia que ocorrerem com frequência superior a três vezes ao dia, mantenha seu filho em casa para observação. 

Em caso de doenças contagiosas, pedimos que os pais avisem imediatamente à escola para que as devidas providências possam ser tomadas.

Uso de medicação no período escolar:

Medicações que são vendidas somente com apresentação de receita médica: solicitamos que a medicação seja enviada à escola pela família, com a cópia do pedido médico, contendo dose a ser ministrada, horário e período.

Medicações que são vendidas sem apresentação de receita médica: solicitamos que a medicação seja enviada à escola pela família com as informações na agenda (dosagem, horário e período).

Quando a criança tiver que tomar mais do que uma medicação, pedimos que concentre todos os medicamentos num único horário durante o período de aula.

Medicamentos para casos alérgicos

Caso o aluno possa desencadear alguma alergia no período escolar e seja preciso ministrar alguma medicação de emergência, solicitamos que os responsáveis pelo aluno disponibilizem para a escola a medicação adequada para tal ocasião, assim como a prescrição médica com as informações necessárias.

Acidente que precise de atendimento hospitalar:

Caso possa esperar o responsável: entramos em contato com os responsáveis para que levem a criança ao hospital. Acreditamos que o aluno se sentirá mais seguro quando acompanhado pelos responsáveis nessa situação. A equipe da escola se disponibiliza para acompanhar a família, caso necessário.

Caso precise de atendimento imediato: o responsável pela escola (direção ou coordenação) leva o aluno até o hospital indicado na ficha biográfica e a secretária entra em contato com os responsáveis para que encontre o aluno já no hospital.

Comunicação

   

Agenda

No início de cada ano, os alunos recebem uma agenda que deve ser enviada à escola diariamente. Ela é um meio importante de comunicação entre a escola e os pais.

Em caso de perda ou extravio da agenda será cobrado um valor para a reposição da mesma.

Seguem algumas orientações para o uso da agenda:

Os professores do 1º ao 3º ano verificam a agenda dos alunos diariamente. Alunos, a partir do 4º ano, assumem a responsabilidade de mostrar aos professores e aos pais quando há algum registro na agenda.

A escola dá o devido retorno aos recados e solicitações dos pais.

Quando necessário, enviaremos pela agenda, recados e/ou comunicados da escola.

A partir do 1º ano: os alunos anotam a lição de casa.

No início da agenda, existe um envelope plástico para colocar dinheiro, seja em notas e moedas ou em cheque, evitando extravios. Pedimos aos pais que especifiquem por escrito, na página do dia, a que o dinheiro se destina, como, por exemplo, "segue dinheiro do almoço".

Até o 3º ano é importante que os responsáveis acompanhem os recados da agenda, vistando-a diariamente.

 

Reuniões com pais

Os pais podem ser convocados pela escola ao longo do ano ou solicitar reuniões com os professores, coordenação pedagógica/direção.

1º ano

Reunião de início de semestre: em grupo, para todos os pais das turmas.

Reunião de fechamento de semestre: individual, para todas as famílias que desejarem ou que forem convocadas pela escola.

Apresentação da Documentação Pedagógica: em grupo, pelos professores, no final do ano letivo, para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.

Do 2º ao 5º ano

Reunião de início de ano letivo: em grupo, para todos os pais das turmas.

Reuniões de fechamento de trimestre: em grupo, para todos os pais da turma.

Reuniões individuais: os professores chamam todas as famílias durante o ano letivo e ficam também à disposição das famílias para agendarem essas reuniões individuais nos horários em que os alunos estão com outros professores, em aulas de especialistas.

Apresentação da Documentação Pedagógica: no final do ano letivo, em grupo, pelos professores e, a partir do 3º ano pelos alunos como monitores, para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.

Do 6º ao 9º ano

Reunião de início de ano letivo: em grupo, para todos os pais das turmas.

Reuniões Individuais: ao longo do ano letivo o tutor atenderá todas as famílias.

Café com as gestoras da Escola: As famílias de cada nível da escola (do K1 ao 9º ano) escolhem 2 ou 3 mães/pais para representarem as outras famílias do nível. As gestoras da escola convidam os representantes para encontros onde tratam sobre as críticas, sugestões ou dúvidas dos grupos.

Documentos Pedagógicos

Cartas de passagem

Têm por objetivo informar as características específicas do grupo ao qual seu filho pertence. São entregues sempre no início do ano para todos os grupos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Avaliação de Desempenho do Aluno

1º ano

No final do semestre as famílias recebem o relatório de desempenho com indicadores de competência, que são as metas a serem atingidas em cada área do conhecimento, e os comentários sobre o aluno descrevendo a postura de estudante frente à aprendizagem.

2º ao 5º ano

No final do trimestre as famílias recebem o boletim com as médias trimestrais do aluno, indicadores de competência, que são as metas a serem atingidas em cada área do conhecimento.

6º ao 9º ano

No final do trimestre as famílias recebem o boletim com as médias trimestrais do aluno.

SPA- Student Performance Alert: Este documento refere-se ao desempenho pedagógico do aluno e é enviado após as provas mensais, via agenda, somente para aqueles que apresentam alguma dificuldade. Ele tem como objetivo fazer algumas recomendações de estudo nas disciplinas em que seu filho precisa de um maior empenho. 

Facebook e Site da Escola

Os pais podem acompanhar as atividades realizadas em sala por meio de postagens no Facebook e informações importantes como comunicados, boletim e ficha financeira na área restrita do site.

 

Processo Educacional Disciplinar

   

Na Kampus School, o processo educacional-disciplinar é visto como uma das nossas metas educativas.

Todos os ensinamentos disciplinares partem de reflexões éticas tendo como princípios fundamentais:

A vivência no coletivo;

O desenvolvimento pessoal do aluno.

Ensinamos nossos alunos a assumir suas responsabilidades perante qualquer ação inadequada com o objetivo de aprender a ter o autocontrole de suas ações.

Quando as regras são descumpridas pelos alunos, acreditamos que a conversa é uma das principais AÇÕES EDUCATIVAS e ela pode vir seguida de outras ações educativas como carta de reflexão, advertência verbal e escrita ou até mesmo suspensão, dependendo da gravidade da situação ou da reincidência das ações.

Ao conversarmos com os alunos em situações de indisciplina, nas quais temos que mostrar-lhes o quanto erraram, utilizamos uma fala firme, porém afetiva (é o olho no olho). Sendo assim, o aluno sabe que está sendo advertido para que melhore e que esperamos isso dele.

Acreditamos que a educação tenha o dever de mostrar aos alunos quais são os limites e de ensiná-los a viver em sociedade.

 

 

Kinder Kampus & Kampus School

Escola Bilíngue da Educação Infantil ao Fundamental II

KINDER KAMPUS - Educação Infantil - 3743-7552 - Rua Dep. João Sussumo Hirata, 480 - Mapa 

KAMPUS SCHOOL - Ensino Fundamental - 3501-4066 - Rua Dep. João Sussumo Hirata, 750 - Mapa

  Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Produzido por Castro Consultoria

 

 

Escola associada