Normas e procedimentos são fundamentais para garantir a organização necessária à produção escolar e ao fortalecimento de princípios e valores que permeiam a filosofia da escola, garantindo o convívio coletivo, responsável e solidário.

O que levar para escola

A mochila escolar deve conter:

        Alunos de K1 e K2

2 mudas de roupa, 1 par de meias e tênis (fica na mochila)

3 fraldas descartáveis por dia (fica na mochila)

1 pacote de lenços umedecidos (fica na escola)

1 tubo de pomada para assaduras (fica na escola)

1 copo ou garrafinha para a criança beber água (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

1 saco plástico para colocar roupas sujas (ficam na mochila)

Alunos de K3 E K4

1 muda de roupa (fica na mochila)

1 saco plástico para colocar roupas sujas (ficam na mochila)

1 copo ou garrafinha para a criança beber água (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

Alunos de K5

1 saco plástico para colocar roupas sujas (ficam na mochila)

1 copo ou garrafinha para a criança beber água (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

1 copo para a bebida do lanche (fica na mochila para ser higienizado diariamente em casa)

Nécessaire com escova de dentes, pasta e fio dental (fica na mochila)

Todas as crianças que almoçam na escola devem ter uma nécessaire contendo escova de dentes, pasta e fio dental. A nécessaire permanecerá na mochila do aluno para controle e higiene feitos pela família e troca de materiais quando necessário.

Objetos de uso pessoal

Cuidar do material e dos pertences trazidos para a escola é um hábito a ser adquirido.

É de responsabilidade da família identificar todos os objetos pessoais trazidos para a escola.

A escola mantém um local reservado para a guarda de roupas e objetos sem identificação e esquecidos pelos alunos.

Caso o aluno leve para casa algo que não seja familiar, favor devolver ao professor.

Pedimos que não enviem objetos de valor material ou sentimental.  A escola não se responsabiliza por peças ou objetos perdidos ou danificados.

Horários

A entrada e a saída dos alunos podem ser feitas utilizando a área de “Embarque e Desembarque”.  Para os pais que desejarem entrar na escola e aguardar na recepção, pedimos que não estacionem seus veículos na área de embarque e desembarque.

O horário de entrada é 8h para o período da manhã e 13h30 para o período da tarde.

Os alunos podem chegar até 30min antes do início das aulas (7h30 e 13h). Neste horário devem permanecer na piazza, onde alguns professores e/ou assistentes são responsáveis pelos mesmos.

A partir de 7h45 e 13h15 os alunos são encaminhados para suas salas pelos professores e/ou assistentes. A partir destes horários, os pais podem deixar os filhos com os funcionários responsáveis pela entrada para que sejam encaminhados às suas salas ou podem acompanhar os filhos até a sala de aula.

Para alunos de K3 a K5 permitimos que os pais levem as crianças às salas de aula até às 8h15 ou 13h45.

Os horários de saída são às 12h para o período da manhã e às 17h30 para o período da tarde.

Os alunos não são liberados antes do horário sem aviso prévio. Caso alguém precise, eventualmente, sair antes (e a escola foi avisada antecipadamente) o aluno ficará pronto na sala aguardando a chegada do responsável.

No horário da saída, a chegada dos pais/responsáveis é anunciada pela ordem de chegada na fila de carros na área de embarque e desembarque. Os alunos são chamados pelo microfone e se dirigem até a recepção ou são acompanhados diretamente até o carro.

Não permitimos que os pais permaneçam na piazza no momento da saída.

Lembramos que a escola se responsabiliza pelo aluno até que o mesmo seja entregue ao responsável.

A escola tem uma tolerância de 30 minutos na saída. Quando houver algum imprevisto, a escola deve ser avisada imediatamente. É cobrada uma taxa após os 30 minutos de tolerância.

Autorização para saída de alunos

A liberação dos alunos ao final do período é rígida. Os alunos somente são entregues aos pais e pessoas autorizadas.

Para esta autorização, temos um “formulário de controle de saída” que deve ser preenchido e devolvido para escola até o primeiro dia de aula do aluno. Somente com esse formulário aceitaremos autorizações para liberação de alunos para terceiros, inclusive transporte escolar. Para que esse procedimento funcione adequadamente, pedimos que sejam cautelosos com as respostas do formulário de autorização de saída. Não deixem essas respostas expostas para funcionários de suas casas e nem pessoas que não sejam de total confiança. Se alguém ligar e souber responder as questões, o aluno será liberado. As informações podem parecer simples, mas não são de conhecimento de todos que lidam com seus filhos.  Cuidem dessas informações, principalmente do sigilo da senha.

Autorizações para saída de alunos com terceiros também podem ser feitas via agenda ou pessoalmente pelo responsável da criança.

Não levamos em consideração as solicitações feitas pelos alunos. A responsabilidade pelas informações sobre a saída de alunos é dos responsáveis pelos mesmos.

Pedimos que mantenham esse formulário sempre atualizado.

Uniforme

O uso do uniforme é sugerido aos alunos de K1, K2 e K3 e obrigatório aos alunos de K4, K5 e do Ensino Fundamental I e II.

Para alunos que o uso do uniforme é obrigatório, e que eventualmente venham sem uniforme, os professores entrarão em contato com a família, via agenda, informando a necessidade do uso do mesmo. Nesse dia, o uniforme da escola será emprestado para tal aluno e o mesmo deverá devolvê-lo no prazo máximo de 5 dias.

Caso essa situação persista, o professor passará a situação para a coordenação, que analisará e entrará em contato com a família se necessário.

No inverno é autorizado o uso de um casaco extra (recomendamos que o mesmo seja da cor do uniforme).

Nenhuma modificação é permitida no uniforme original.

Faz parte do uniforme tênis ou sandálias confortáveis e com solado emborrachado.

Não é permitido na escola o uso de tênis com rodinhas, calçados com salto, calçados tipo chinelo ou tamanco.

Nos dias de aula de Educação Física é obrigatório o uso de tênis, caso contrário o aluno não poderá participar dessa aula.

Em todas as peças do uniforme deve constar o nome completo do aluno.

Uniformes Catarina

Endereço: Rua Manoel de Santa Maria, 278 Mapa 

Telefone: 3743-9712

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8 às 17h30 e, aos sábados, das 9 às 12h

Festas e comemorações

O aniversário do aluno pode ser comemorado na escola às sextas-feiras durante o momento do lanche, em sala de aula com sua turma. Para estas comemorações, não é permitida a distribuição de convites.

Os pais dos aniversariantes da semana que estudam na mesma sala devem combinar entre si os acertos com relação ao bolo e docinhos que trarão e devem avisar a escola com uma semana de antecedência. A comemoração acontecerá depois que o lanche da escola for servido. No mural de entrada informamos os aniversariantes do mês.

Sugerimos que enviem brigadeiro e bolo (com vela, pratos, garfinhos, guardanapos e copos descartáveis). Não permitimos refrigerantes e decorações (bexigas, toalha, painéis etc). A bebida é fornecida pela escola.

O aniversariante pode trazer lembrancinhas para os colegas de classe. Pedimos que sejam pequenas para serem colocadas dentro das mochilas e abertas somente em casa. Os presentes distribuídos aos aniversariantes são colocados nas mochilas dos alunos para que sejam abertas somente em casa.

É permitida a presença de dois adultos, convidados ou familiares, por aniversariante no momento do lanche para cantar parabéns. Os irmãos podem participar do momento do lanche para cantar parabéns, desde que ambos sejam da mesma Unidade.

Caso o responsável queira levar alunos para uma comemoração fora da escola, deve respeitar as seguintes regras:

A escola autoriza a distribuição de convites, via agenda, para aniversários fora da escola. Não é obrigatório convidar todos os alunos da sala.

Para aniversários em que os alunos saem diretamente da escola com terceiros, solicitamos que cada família envie diretamente para escola uma autorização que permita que a criança saia com o responsável pelo transporte.

Segue modelo de autorização:

Eu, _______________________, autorizo meu filho ____________________ a sair da escola no dia ____________ às _____________ com _____________________ (nome de quem estará na saída, seja o responsável pelo aniversariante ou o motorista do transporte).

Assinatura do responsável do aluno: ___________________________         Data: ______________

Essa autorização deve ser entregue pelo responsável pelo aluno diretamente para escola.

Recomenda-se que o transporte retire os alunos após o fluxo de saída regular, conforme os seguintes horários:

Manhã: 12h15

Tarde: 17h45

Saúde

Os profissionais da escola estão preparados e são frequentemente treinados para prestar os primeiros socorros em casos de emergência, assim como a ministrar medicamentos solicitados pelas famílias e/ou médicos de nossos alunos. Em nossas caixas de primeiros socorros temos termômetro, antisséptico, itens para ataduras, curativos e pomadas como Arnica, Fenergan e Hirudoid. Também temos antitérmicos Ibuprofeno (exemplo Alivium) e Paracetamol (exemplo Tylenol) e antigases (Simeticona), mas que somente são ministrados após contato com os responsáveis pelo aluno ou seguindo a orientação que consta na ficha de saúde do aluno. Toda e qualquer medicação é ministrada pelo professor do aluno ou coordenação.

O responsável preenche uma Ficha de Saúde na matrícula do aluno e no início de cada ano. É importante que os pais mantenham esta ficha sempre atualizada e que comuniquem imediatamente à escola se houver qualquer alteração na mesma.

Quando uma criança não deve ir à escola:

FEBRE

Temperatura alterada não é doença, mas um sintoma sinalizador de que o organismo está tentando reagir a algum agente agressor. Pode ser uma simples virose ou um quadro mais grave. Portanto, é imprescindível manter o aluno em casa, observar seu estado geral e aguardar uma possível manifestação de outros sinais. De qualquer maneira, a febre geralmente vem acompanhada de uma baixa no sistema imunológico e requer repouso. Sugerimos que o aluno só retorne à escola após 24h sem febre.

CONJUNTIVITE

Existem vários tipos de conjuntivite. No caso de ser bacteriana ou viral, o aluno oferece alto risco de contágio aos seus colegas, por isso deve permanecer em casa de 5 a 7 dias, sob orientação de um oftalmologista.

ERUPÇÕES CUTÂNEAS

O pediatra deve ser consultado para dar diagnóstico e orientar sobre o período de afastamento caso necessário.

PIOLHOS E LÊNDEAS

O aluno contaminado deve se ausentar da escola para o tratamento, assim evitando o contágio nos colegas.

GRIPE E RESFRIADO

Durante esse período, é melhor manter o seu filho em casa. Depois que os sintomas desaparecerem, a criança só precisa permanecer em resguardo se tiver febre ou reclamar de indisposição e cansaço.

VÔMITO E DIARREIA

Em caso de vômito e/ou diarreia que ocorrerem com frequência superior a três vezes ao dia, mantenha seu filho em casa para observação. 

Em caso de doenças contagiosas, pedimos que os pais avisem imediatamente à escola para que as devidas providências possam ser tomadas.

Uso de medicação no período escolar:

Medicações que são vendidas somente com apresentação de receita médica: solicitamos que a medicação seja enviada à escola pela família, com a cópia do pedido médico, contendo dose a ser ministrada, horário e período.

Medicações que são vendidas sem apresentação de receita médica: solicitamos que a medicação seja enviada à escola pela família com as informações na agenda (dosagem, horário e período).

* Quando a criança tiver que tomar mais do que uma medicação, pedimos que concentre todos os medicamentos num único horário durante o período de aula.

Medicamentos para casos alérgicos

Caso o aluno possa desencadear alguma alergia no período escolar e seja preciso ministrar alguma medicação de emergência, solicitamos que os responsáveis pelo aluno disponibilizem para a escola a medicação adequada para tal ocasião, assim como a prescrição médica com as informações necessárias.

Acidente que precise de atendimento hospitalar:

Caso possa esperar o responsável: entramos em contato com os responsáveis para que levem a criança ao hospital. Acreditamos que o aluno se sentirá mais seguro quando acompanhado pelos responsáveis nessa situação. A equipe da escola se disponibiliza para acompanhar a família, caso necessário.

Caso precise de atendimento imediato: o responsável pela escola (direção ou coordenação) leva o aluno até o hospital indicado na ficha biográfica e a secretária entra em contato com os responsáveis para que encontre o aluno já no hospital.

Comunicação

Agenda

No início de cada ano, os alunos recebem uma agenda que deve ser enviada à escola diariamente. Ela é um meio importante de comunicação entre a escola e os pais.

Em caso de perda ou extravio da agenda será cobrado um valor para a reposição da mesma.

Seguem algumas orientações para o uso da agenda:

Os professores de Educação Infantil verificam a agenda dos alunos diariamente.

A escola dá o devido retorno aos recados e solicitações dos pais.

Quando necessário, enviaremos pela agenda, recados e/ou comunicados da escola.

No início da agenda, existe um envelope plástico para colocar dinheiro, seja em notas e moedas ou em cheque, evitando extravios. Pedimos aos pais que especifiquem por escrito, na página do dia, a que o dinheiro se destina, como, por exemplo, "segue dinheiro do almoço".

É importante que os responsáveis acompanhem os recados da agenda, vistando-a diariamente.

Para alunos do K1 e K2, o item “evacuação” é preenchido quando a mesma ocorrer, e para os alunos de K3 em diante, conforme a necessidade.

Reuniões com pais

Os pais podem ser convocados pela escola ao longo do ano ou solicitar reuniões com os professores, coordenação pedagógica/direção.

Reunião de adaptação: em grupo, para pais de alunos novos de K1, K2 e K3, sempre ao início do semestre.

Reunião de início de semestre: em grupo, para todos os pais das turmas.

Reunião de fechamento de semestre: individual, para todas as famílias que desejarem ou que forem convocadas pela escola.

Apresentação da Documentação Pedagógica: em grupo, pelos professores, no final de cada semestre, para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre.

Café com as gestoras da escola: As famílias de cada turma da escola (do K1 ao 9º ano) escolhem 1 mãe/pai para representar as outras famílias da turma.

As gestoras da escola convidam os representantes para encontros onde tratam sobre as críticas, sugestões ou dúvidas dos grupos.

Documentos Pedagógicos

Carta de adaptação

Têm por objetivo orientar as famílias de novos alunos a respeito da rotina escolar e procedimentos no período de adaptação.

Cartas de passagem

Têm por objetivo informar as características específicas do grupo ao qual seu filho pertence. São entregues sempre no início do ano para todos os grupos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Avaliação de Desempenho do Aluno

No final do semestre as famílias recebem o relatório de desempenho com indicadores de competência, que são as metas a serem atingidas em cada área do conhecimento, e os comentários sobre o aluno descrevendo a postura de estudante frente à aprendizagem.

Facebook e Site da Escola

Os pais podem acompanhar as atividades realizadas em sala por meio de postagens no Facebook e informações importantes como comunicados, boletim e ficha financeira na área restrita do site.

Kinder Kampus & Kampus School

Escola Bilíngue da Educação Infantil ao Fundamental II

KINDER KAMPUS - Educação Infantil - 3743-7552 - Rua Dep. João Sussumo Hirata, 480 - Mapa 

KAMPUS SCHOOL - Ensino Fundamental - 3501-4066 - Rua Dep. João Sussumo Hirata, 750 - Mapa

  Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Produzido por Castro Consultoria

 

 

Escola associada